¨Assim como está em cima, assim está em embaixo."(escritos atribuídos a Hermes Trismegisto).
A tradição Hermética do Hermeticismo, cujo nome, por sua vez, se origina da encarnação viva da divindade grega Hermes - o deus da comunicação. Hermes foi identificado como Thoth, o deus egípcio da Sabedoria e Magia; e assim Hermes-Thoth ficou conhecido como o deus patrono de todas as atividades intelectuais e científicas, incluindo Astrologia, Astronomia, Arquitetura, Alquimia, Matemática, Medicina, Escrita, Biologia, Agricultura, comércio, adivinhação e de modo especial a Magia.
Hermes também foi considerado o maior de todos os filósofos. Ele entendia a natureza do universo e a física espiritual que o gorvernava. Acima de tudo, Hermes foi considerado o grande professor da humanidade - ensinando através de eras, as tecnologias e o conhecimento espiritual que melhorariam a vida humana.
No século II, a figura de Hermes, complementada com a figura do "caduceu" com as duas serpentes enroscadas, tornou-se o símbolo de personagem Hermes Mercúrio Trimegisto, ou Hermes, o Três Vezes Grande, um tipo de avatar ou incorporação viva do deus Hermes-Thoth. Acreditava-se que Hermes Trimegisto fora um antigo sacerdote e mago egípcio que escrevera 42 livros acerca da sabedoria esotérica - coleção conhecida como literatura hermética ou Hermetica.
As raízes da Tradição Hermética remontam à Antiguidade - o período helenístico no ínicio da Era Comum. Foi um período em que as grandes culturas Gregas e Egípcias, se juntaram no caldeirão da civilização, que foi criada quando Alexandre, O Grande, conquistou o mundo mediterrâneo, culminando no capitólio cultural de Alexandria. A sabedoria espiritual oriunda de uma junção de diferentes religiões, filosofias, tradições e culturas fluiu para essa cidade cosmopolitana, onde se fundiu com uma nova síntese de filosofia, crença espiritual e prática de Magia, que mais tarde seria conhecida como Hermetismo. Embora essa nova fusão de crenças tenha sido atribuída ao deus egípcio da sabedoria encarnado em forma humana e fosse ostensivamente egípcia, ela abrangeu não apenas as reservas eternas e exuberantes da religião, da Magia e da filosofia Khemeticas, mas também muitas facetas da filosofia grega clássica e do paganismo grego, em especial os ensinamentos do platonismo, neoplatonismo, estoicismo, teurgia ou Alta Magia de Jâmblico. A essa mistura foram acrescentados os ensinamentos mágicos e a hierarquia angelical do Judaísmo, o dualismo cósmico do Zoroastrismo persa e as muitas formas de Cristianismo e Gnosticismo. Essas foram as influências básicas do antigo Hermetismo.
A filosofia e magia hermética passou por um renascimento no século XIX na Europa Ocidental, onde foi praticada por nomes como os envolvidos na Ordem Hermética da Aurora Dourada(Golden Dawn) e Eliphas Levi(maior ocultista do séc.XIX).
Surgia o Hermetismo moderno, tal hermetismo consiste, de forma sincrética, no estudo e prática da evolução e expansão da consciência humana até à Consciência divina, penetrando assim nos mais profundos mistérios da Criação, o que ficou conhecido como iniciação, iluminação ou senda no Oriente.
Ordens herméticas "atuais" que ficaram consagradas ao longo dos séculos foram a Ordem dos Cavaleiros Templários, a Maçonaria, a Ordem Rosacruz e a Golden Dawn.
Mas detalhes dessas "Ordens" modernas fica para outros "post's"...
Até breve!
1 comentários:
para quem quer ler o Kybalion (o livro dos princípios herméticos), aqui vai um link para baixá-lo grátis:
http://portugues.free-ebooks.net/ebook/O-Caibalion-Estudo-da-Filosofia-Hermetica-do-Antigo-Egito-e-da-Grecia
...de nada! (:
Postar um comentário