terça-feira, 2 de agosto de 2011

O que é Cabala?


Cabala (Qabalah) é uma palavra hebraica que significa "tradição". Deriva da raiz qibel, cujo significado é "receber" ou "aquilo que é recebido". É uma referência ao antigo costume de se passar conhecimento esotérico por meio de transmissão oral. Segundo as lendas, os mistérios da Cabala foram revelados por Deus aos anjos, que por sua vez os transmitiram a Adão, depois de seu exílio do Éden, para ensinar-lhe a recuperar o paraíso perdido.
O termo Cabala abrange um corpo completo de princípios místicos hebraicos antigos e medievais, que é a pedra angular indispensável e o foco da Tradição Esotérica Ocidental. Quase todo o Misticismo ocidental moderno se origina na Cabala. Ela se encontra no coração da filosofia mágica ocidental. Não se conhecem ao certo as antigas origens da Cabala, mas certamente ela contém vestígios de influência egípcia, grega e caldeia.
A Cabala possui duas escolas principais:
- Primeiro, a escola judaica;
- Segundo a escola Hermética.
A principal diferença entre as duas é que a escola judaica impede que se
faça qualquer representação, para impedir a formação de idolatria, e os ju-deus reconhecem apenas 05  cabalistas. Para eles a Cabala é uma ferramenta de conhecimento intelectual, que os ajuda e decifrar a Torah escrita / Torah shebichtáv e a Torah oral/ Torah shebealpê, é a Cabala quem dá a
Torah uma forma una e indivisível. Da mesma forma que o Alcorão, que
para cada linha existem 14 traduções possíveis,  e no hebraico encontra-mos onze variantes. Quando pensamos em um livro do tamanho do
Pentateuco fica muito difícil, tornando-se quase impossível a sua tradução
ou interpretação em sua totalidade. 
Já a escola hermética difere principalmente  e justamente na liberdade ao utilizar-se ferramentas gráficas, como a Árvore das Vidas. 
Existindo ainda diferenças sutis entre ambas, que poderão ser vistas futuramente por cada indivíduo.
O Misticismo é, por natureza, o conhecimento que não pode ser comunicado de maneira direta, mas que pode ser exprimido apenas por meio de simbolismo e metáfora. Como outros sistemas esotéricos, a Cabala conta com a percepção por parte do místico da transcedência do que é divino e Eterno.
Outro elemento da Cabala é a Teosofia, que almeja revelar os mistérios ocultos de Deus, bem como a relação entre a vida divina, de um lado, e a vida dos seres humanos, de outro. A meta do "cabalista" é descobrir esses mistérios eternos. O símbolo básico da Cabala é a Árvore da Vida, que costuma ser descrita como um "mapa" símbólico do Universo em seus aspectos principais e também sua contraparte menor, a humanidade. O tema grande da Kabbalah é DEUS antes da criação, e a alma do HOMEM depois dela.

0 comentários: