Se praticarmos examinando em profundidade o chamado “eu”, descobriremos que ele é constituído exclusivamente de elementos “não-eu”. Uma flor é feita somente de elemento não-flor – uma semente, nuvens, sol, minerais e muitos outros “elementos não-flor”. Se devolvermos todos esses elementos não-flor às suas respectivas fontes, a flor não poderá existir. É por isso que podemos dizer que nosso “eu” é formado unicamente de elementos “não-eu”.
A segunda idéia que precisa ser removida é o conceito de que uma pessoa é uma entidade separada. Nós não podemos estar aqui sem os elementos não-humanos – como os animais, vegetais e minerais. Se os destruirmos, destruímos a nós mesmos como seres humanos. O Sutra do Diamante é o texto mais antigo que ensina a proteger o meio ambiente, pois afirma que os seres humanos são feitos de elementos não-humanos. Se tais elementos são destruídos, os humanos também são. Não é só a noção do “eu” como entidade separada que devemos remover, mas também a idéia do ser humano como entidade independente.
A terceira noção a ser eliminada é a dos seres animados e vivos. Observando a fundo, vemos que todos são feitos das chamadas substancias inanimadas, como minerais e água. Ao respeitarmos os direitos dos seres não-vivos, respeitamos os direitos dos seres vivos.
A última noção a ser removida é a do tempo de vida. Acreditamos que começamos a existir no exato momento em que nascemos e que nossa existência cessa depois da morte. Mas, se observarmos a fundo, perceberemos que a vida é infinita, exatamente como o Buda. Esse é o ensinamento do Sutra do Diamante. Precisamos aprender a adotar esses ensinamentos no dia-a-dia. Praticando a terceira reverência diariamente, conseguiremos remover as idéias de nascimento e morte e do “eu” e do tempo de vida. Assim, o medo da morte desaparecerá por completo. Podemos pensar que a prática da terceira reverência é mais difícil do que a primeira e a segunda, porém ela se torna fácil quando praticamos bem as duas primeiras. Conseguimos nos libertar das noções de nascimento e morte e do medo de morrer praticando as três reverências. Seremos de grande ajuda para o que estão morrendo. (*) Vamos ser capazes de inspirar-lhes fé, confiança e paz.
0 comentários:
Postar um comentário