segunda-feira, 25 de outubro de 2010
Visão da vida como um todo...
Hoje falaremos um pouquinho sobre a visão que temos das coisas, como tudo muda de acordo com a forma como estamos enxergando.
Começaremos com uma pergunta: o que é estar bem?
O bem estar, é estar satisfeito consigo, e nada mais que isso. Mas essa é uma tarefa muito complicada. Somos vulneráveis ao mundo exterior que está constantemente negativando-nos. Nos colocamos em último lugar para colocar os outros em primeiro plano. Ao contrário do que você pode estar pensando, esse não é um comportamento inato (natural) é um comportamento aprendido.
Lembre-se de quantas vezes a sua mãe ou quem o acompanhava durante a infância, pediu para que você desse um brinquedo com o qual estava se divertindo para uma outra criança brincar.. e você faz isso até hoje. Aposto que em várias situações você não está nem um pouco afim de ir a um lugar, e acaba indo “para fulano não ficar chateado”. Ou seja: você pode se chatear fazendo algo que não está afim, mas não pode chatear o outro.
Quantas vezes você teve a oportunidade de ser você mesmo(a)? Quantas vezes você teve a chance de errar quando quis e de acertar quando quis?
Como você pode notar, o bem estar está muito relacionado à liberdade: ter o direito de ser você mesmo e fazer as coisas como e quando você deseja. Se falhar, tudo bem, ao menos você tentou. Tudo funciona como aquele comercial “tostines vende mais porque é fresquinho, ou é fresquinho porque vende mais?”. Você pode ter bem estar sem ser livre, ou ser livre é estar bem?
Dentro da minha concepção, para que você possa ser você, precisa se bastar, precisa estar satisfeito(a) consigo e estar livre – mesmo que a liberdade seja em relação à você mesmo(a). A melhoria externa só ocorre com a mudança interna. Começa em você. Jamais você resolverá o problema do mundo, mas pode resolver os seus!
Questione-se:
- Como eu me vejo?
- Como eu vejo o mundo exterior?
- Como as pessoas ME veem?
- O que faz as pessoas gostarem de mim?
Observe que muitas pessoas acham você atraente, inteligente, cativante.. será que eles enxergam errado ou você se enxerga errado?
Escolha o que você está vendo: oportunidades ou obstáculos? Um pé na bunda é um empurrão para frente se você analisar por um ângulo!
O que você vê? Existe mais de uma imagem nessa figura que você vê. VER É DIFERENTE DE ENXERGAR!
Luz e sombra estão sempre se complementando, em qualquer situação ou circunstância. Escolha o lado que lhe acrescenta algo!
Postado por Eduardo Novaes às 10/25/2010 06:23:00 PM
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário