Relaxar é útil quando se está muito tenso, ansioso ou estressado. O relaxamento faz com que haja uma descontração, um sossego interno, que é o oposto da tensão muscular e mental. | |
Com o stress a pessoa fica como se estivesse em alerta, tornando-se tensa como se estivesse pronta para qualquer eventualidade. De um estado prolongado de stress ou de stress excessivo surgem muitas doenças, que podem ser aliviadas com a utilização freqüente de técnicas de relaxamento.
O relaxamento pode ser obtido através de várias técnicas como: respiração profunda, relaxamento muscular, música, meditação, visualizações, dentre outros. Todos esses recursos criam um estado de quietude interior que desacelera o organismo e permite que ele se recomponha, ajudando a pessoa a se recuperar. Não se deve esquecer, no entanto, que muitas vezes, é importante também trabalhar a causa da inquietude e da tensão que a pessoa está sentindo por meio de um tratamento psicológico do stress.
Importante: as pessoas que estejam tomando determinados medicamentos, como insulina ou medicação para hipertensão, devem ter acompanhamento médico, já que o relaxamento potencializa os efeitos dos remédios, necessitando, ás vezes serem reduzidos pelo médico.
A) Exercício de respiração profunda e relaxamento leve
Este exercício pode ser utilizado por todos. Tem ação rápida e efeito imediato. Pode ser feito em qualquer lugar, várias vezes por dia. Ele acalma e tranqüiliza.
- Em pé ou sentado, coloque o dedo indicador na direção do umbigo mantendo os pés ligeiramente afastados. Ponha a mão aberta no abdome e concentre-se nos movimentos da respiração.
- Feche os olhos e imagine que seu abdome é um balão ligado por um canudinho até o nariz.
- Encha os pulmões de ar, dilatando o abdome, imaginando que está enchendo o balão, e conte até cinco, até encher bem o balão.
- Agora, solte a respiração pela boca contando até dez, esvaziando o balão bem devagar.
- Repita três vezes.
0 comentários:
Postar um comentário