domingo, 28 de setembro de 2008

O que você quer para a sua vida?


Quem você quer ser daqui a 10 anos? O que você quer ter para a sua vida daqui a 10 anos? Como você imagina essa pessoa que é você hoje, daqui a 10 anos?

Muitas pessoas vivem sua vida como se fossem morrer amanhã, sem se importar com o que fazem e muito menos com as consequências das suas ações presentes, que, com 100% de certeza, vão influenciar o que serão e o que terão daqui a 10 anos. O que você faz hoje exerce 100% de influência sobre você no futuro.

Normalmente, todos pensamos na palavra "ter". Queremos ter aquele carro, queremos ter uma casa própria, ter uma geladeira nova, ter uma TV de plasma. São sonhos de consumo. Nossa sociedade mede o que somos pelo que temos. Ora, se você tem o que a maioria desejaria ter, você "É" alguma coisa, caso contrário "NÃO É" nada.

Não estou fazendo aqui uma cruzada contra o TER, pois é uma coisa natural do ser humano querer possuir coisas e foi só através desse "querer ter" que a humanidade evoluiu das cavernas para os luxuosos prédios de condomínio. Mas só TER não é suficiente, é preciso SER.

Ora, Fernandinho Beira-Mar também TEM muito, mas não É livre. Aquele traficante colombiano preso há alguns dias atrás, TINHA centenas de milhares de dólares em patrimônio e em cash, mas não tinha paz de expírito e agora já não tem liberdade.

Para termos liberdade e paz de espírito precisamos algo mais do que TER. Precisamos SER. E para SER a única coisa que não podemos fazer é vender nossa alma. Para sermos livres é preciso que, entre outras coisas, tudo o que temos seja realmente nosso. Explicando melhor, tudo o que você adquiriu foi pelo seu próprio esforço e você não precisa esconder o rosto de ninguém ao sair na rua. Significa também que você pode dispor de tudo o que tem a qualquer hora, quando você decidir. Essa liberdade nos trará paz de espírito.

Quando não SOMOS, apenas TEMOS ou queremos TER, vendemos nossa alma para aquele objeto. Quando vendemos nossa alma para o dinheiro, nos tornamos capazes de fazer tudo por ele, inclusive sacrificar nossa própria liberdade e paz de espírito. Somos capazes, até, de sacrificar a nossa família.

Quando não conhecemos nosso propósito de vida, estamos constantemente vendendo nossa alma para quem pagar melhor no momento. Estaremos trabalhando para suprir nossas necessidades básica de TER, ou trabalhando nas necessidades de outras pessoas ou trabalhando no propósito de vida de outras pessoas.

Se você não sabe o que quer SER daqui a 10 anos, provavelmente gastará seu tempo em TER, ou estará gastando seu tempo para ajudar as outras pessoas a cumprir seus desejos. Mesmo nas suas horas de folga, estará trabalhando para cumprir os desejos dos publicitários que querem que você assista televisão e compre os produtos que eles estão lhe oferecendo.

Mesmo que você esteja ganhando um salário para ajudar nos projetos de vida de outras pessoas, ainda assim, você não estará fazendo nada pelo seu projeto de vida, pelo seu propósito de vida, pois, afinal, você nem tem um!

Assim, você mesmo pode fazer a pergunta agora: "quem eu quero ser daqui a 10 anos?"

Se você não sabe ou não tem um propósito de vida, como espera terminar daqui a 10 anos? Pense bem. As empresas gastam bilhões de dólares todo ano buscando com que você faça aquilo que elas desejam. Até mesmo a empresa onde trabalha, paga pelo seu tempo para servi-la no seu propósito (o da empresa) de existência. Você nem pode dizer não, pois não tem nada melhor para fazer mesmo!

Assim, a grande maioria das pessoas vivem para encontrar um emprego, comprar algumas coisas durante sua vida e morrer silenciosamente. Isso é o que as outras pessoas planejaram para você!

E o que você vai fazer agora? Comprar um Big Mac?


Reflexão do dia:

Um pouco de perfume sempre fica nas mãos de quem oferece flores
(Provérbio chinês)

1 comentários:

Nil disse...

Muito bom..me fez dar uma resposta..e que beleza, eu respondi.
Grata.